Como tirar o Visto Americano

Há diversos tipos de vistos que servem para entrar nos EUA, mas aqui trataremos sobre o tipo que mais interessa a maior parte de nós, o chamado de visto de turista, ou ainda, visto B2. Esse visto, que ainda pode incluir viagens a negócio (B1/B2), é do tipo não-imigrante, ou seja, te permite ficar nos EUA por um tempo, mas não te autoriza a imigrar para o país: morar, trabalhar, etc.. O visto B2 ou B1/B2 deve ser emitido nos consulados ou na embaixada dos EUA, que estão em algumas cidades do Brasil. O processo é dividido em algumas etapas principais:
Solicitação do visto
Agendamento das entrevistas
Comparecimento às entrevistas
Recebimento do passaporte com o visto (caso aprovado na entrevista)

1. SOLICITAÇÃO DO VISTO PELA INTERNET
A primeira etapa da solicitação do visto americano, é preencher o formulário de requisição que está disponível online (clique aqui para acessar o site do governo americano), o famoso formulário DS-160. O formulário está em inglês e também deve ser preenchido em inglês, mas o site oferece tradução das perguntas do formulário quando você passa o cursor do mouse sobre as frases. Nesse formulário, você vai preencher dados pessoais, de contato e informações sobre seu histórico de viagens, como por exemplo se já teve vistos negados ou se já foi deportado de algum país. No vídeo abaixo, eu explico passo a passo todos os campos do DS-160.
Quando terminar de preencher o formulário, é importante fazer duas coisas: imprimir o DS-160 preenchido e anotar o número do Application ID. Isso é super importante para que você não perca o formulário inteiro caso precise alterar alguma coisa.

2. AGENDAMENTO DAS ENTREVISTAS
Com o DS-160 preenchido em mãos e o Application ID anotado, é hora de acessar o site de vistos dos EUA para agendas as entrevistas (clique aqui para acessar o site). Dependendo do seu caso, pode ser necessário agendar uma pré-entrevista, no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e uma outra entrevista subsequente no consulado ou embaixada. Em alguns casos de renovações, você pode ser dispensado da entrevista e só precisar comparecer à pré-entrevista do CASV. Cada caso é um caso, e somente o sistema de vistos ou a central de agendamento, poderá te informar como você deverá proceder.
Em fevereiro/2017 as regras de dispensa de entrevista mudaram um pouco, e só estão dispensados quem tiver menos de 14 anos ou mais que 79 anos, ou quem tiver um visto americano expirado há até 12 meses. Vale sempre checar o site do consulado para obter a informação oficial mais atual.
Se você estiver solicitando um visto pela primeira vez, irá precisar fazer o agendamento das duas entrevistas no sistema. Aqui é importante observar que o sistema irá pedir para agendar a entrevista ao consulado/embaixada primeiro e depois irá pedir para agendar a pré-entrevista no CASV, então, preste atenção para marcar a pré em uma data anterior a entrevista no consulado. Não será possível marcar a pré-entrevista e a entrevista no mesmo dia.
No meio do processo de agendamento, você terá que fazer o pagamento da taxa de emissão de visto, que para o caso do visto de turista é de US$160. Você poderá pagar a taxa por boleto bancário ou cartão de crédito. Aqui, é muito importante que você guarde ou imprima o comprovante de pagamento da taxa para levar a pré-entrevista no CASV.

3. A PRÉ-ENTREVISTA NO CASV
Para a pré-entrevista no CASV, você deverá levar um passaporte válido, o formulário DS-160 impresso e o comprovante de pagamento da taxa do visto. Você também pode levar documentos adicionais que comprovem vínculos com o Brasil, como por exemplo, contra-cheques e extratos bancários recentes (no máximo 3), declaração de imposto de renda com a informações de bens que você possui, etc. A embaixada não obriga a apresentação desses documentos, mas recomenda. Pode ser também que eles não queiram recolher esse documentos nessa etapa, mas eu levaria por desencargo de consciência.
Hoje há CASV em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Ao chegar no CASV, você não poderá entrar no local com bolsas e mochilas, então recomendo nem mesmo levar, pois o valor dos guarda-volumes privados que ficam próximos chega a ser exorbitante. Já celulares, podem entrar desde que estejam desligados.
No CASV você irá tirar impressões digitais, tirar foto e entregar os documentos. Como disse anteriormente, leve tudo impresso pois a impressão nos locais próximos são caríssimas. E chegue no horário agendado, pois não será permitido a entrada fora dele.

4. A ENTREVISTA NO CONSULADO OU EMBAIXADA
Já a entrevista consular, pode ser feita em São Paulo, Rio, Brasília ou Recife. O processo aqui é mais demorado e o cônsul irá determinar se você poderá ou não ter o visto dos EUA. Vale de novo a recomendação de levar documentos que comprovem os seus vínculos com o Brasil e que você tem intenção de retornar ao país depois de uma viagem aos EUA. Na grande maioria dos casos, a gente gasta um tempão arrumando tudo e eles não pedem nada, mas é melhor prevenir do que remediar né? Vale também lembrar que existem alguns casos de pessoas que são isentas de entrevista consular, como mencionei acima. Clique aqui para ver os requisitos oficiais desde fevereiro/2017.
Diferentemente do CASV, aqui as bolsas das mulheres podem entrar, mas eletrônicos não. Dica: deixe o celular em casa ou no carro. Os guarda-volumes podem sair bem caros. É importante levar também o comprovante de agendamento impresso, do contrário eles não deixarão você nem mesmo entrar no consulado.

5. A ENTREGA DO PASSAPORTE COM VISTO
Caso concedido, o consulado/embaixada irá ficar com o seu passaporte para imprimir o visto. O tempo de processamento demora cerca de 10 dias. Dependendo da sua cidade ou endereço, o sistema de agendamento irá te oferecer diferentes opções de entrega, que pode ser via Correios (Sedex), Transportadora (DHL), ou retirada no local. No último caso, você deverá voltar ao consulado alguns dias depois de sua entrevista, com o protocolo em mãos em um horário reservado para a entrega dos passaportes – aí não existe mais agendamento e a fila é formada por horário de chegada.

Os vistos americanos de turismo, têm validade de 10 anos na maior parte dos casos, mas esse tempo é definido pelo consul que te entrevistar.
Dúvidas sobre o processo de agendamento, pagamento e entrevistas para tirar o visto americano? Ligue para um CASVmais próximo, de segunda a sexta, as 7 as 19 horas:

Belo Horizonte – (31) 3956-0800
Brasília – (61) 3717-5600
Campinas – (19) 3119-2254
Curitiba – (41) 3941-6359
Porto Alegre – (51) 3251-0321
Recife – (81) 4042-0050
Rio de Janeiro – (21) 3956-9617 ou (21) 3956-0580
Salvador – (71) 3717-5644
Santos – (13) 3113-5137
São Paulo – (11) 3958-0957 ou (11) 3958-7007
Dúvidas gerais sobre preenchimento, entrevistas e documentos
Assim como já falei na área de passaportes, não somos especialistas em vistos e políticas internacionais, por isso, use os canais oficiais disponibilizados pelo consulado para tirar as suas dúvidas. Perguntas pessoais sobre classificação de vistos, serão aprovadas, mas não respondidas por nós.
Dúvidas ligue Mundial Vistos – (31)3269-8200

Fale Conosco

(37) 3229-5354
ascanio@ascaniotour.com.br
Av. 7 de setembro, 1261 Esquina com Paraíba - Centro - Divinópolis/MG

Novidades e promoções

Receba nossas promoções, novidades e dicas de viagens